This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
João Monteiro derrotado nas meias-finais dos Campeonatos Nacionais Universitários Indoor
Depois de se sagrar campeão região da zona Atlântica, João Monteiro havia garantido a qualificação para os Campeonatos Nacionais Universitários Indoor, disputados nos courts cobertos do USTA Bille Jean King National Tennis Center. A semana foi excelente, depois de excelentes vitórias sobre Diego Hidalgo (ex-número 767 ATP), Hugo di Feo (5º cabeça-de-série da prova e ex-número 1327 ATP) e Thai-Son Kwiatowski (1º cabeça-de-série, atual número 955 ATP, e jogador contra o qual João nunca havia vencido), no entanto o estudante-atleta pela Universidade de Virgina Tech, natural da cidade do Porto, não foi capaz de carimbar o passaporte para o derradeiro encontro do torneio, e acabou derrotado por Dominik Koepfer, da Universidade de Tulane, pelos parciais de 6-4 e 6-4.
Num encontro transmitido pela ESPN3, Monteiro viu o seu adversário começar o encontro em estado de graça, disparando winners de todos os lados do court, e a saltar para uma vantagem de 4-0 em pouco mais de 15 minutos. O tenista português foi então capaz de reduzir o número de erros não forçados e até recuperou um dos breaks de desvantagem, para 3-4, mas não foi o suficiente para evitar a derrota no primeiro parcial por 4-6.
A começar o segundo set, viu-se um João Monteiro mais confiante e focado no seu jogo, o que lhe deu o break de entrada e uma vantagem de 2-0, tomando conta das operações do encontro. No entanto Koepfer tinha outros planos, voltou a assumir as despesas do encontro e a encontrar o seu ritmo na sua potente direita de canhoto, bem como no seu serviço, e deu a volta ao marcador para liderar por 3-5. Depois de 3 match points salvos no seu jogo de serviço, o tenista luso ainda conseguiu defender-se de um quarto ponto de encontro, porém Dominik Koepfer assinou a vitória logo depois, com uma direita para fora de João Monteiro.
Em declarações ao Bola Amarela, João Monteiro considerou que se apresentou a um “nível muito alto” durante a prova, salientando que “as pessoas talvez não tenham a noção do nível do ‘college’, mas é muito alto principalmente nestes torneios principais”.
Em competição nos ITA National Indoor Championships também estiveram Diogo Rocha (Denver University) no torneio de singulares – perdeu na ronda inaugural do quadro principal contra um dos finalistas do torneio e nos quartos-de-final do quadro B) e Vasco Valverde (University of San Francisco) no quadro de pares – perdeu na 1ª ronda do quadro principal e venceu o seu encontro do quadro B).
- Categorias:
- Não categorizado