This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
João Fonseca, Thiago Wild e mais: confira convocação do Brasil para a Copa Davis
Está definido o time do Brasil que enfrenta a França pela primeira rodada dos qualifiers da Copa Davis. Os grandes destaques são o retorno do número 1 do país, Thiago Wild, e a ausência de Thiago Monteiro. João Fonseca está presente. Nesta segunda-feira (6), o capitão Jaime Oncins convocou os atletas que irão representar o país no Palais des Sports Jean Ros, em Orleans (França), nos dias 1 e 2 de fevereiro.
Para o confronto, foram chamados Thiago Wild, número 76 do ranking ATP, João Fonseca (113º da ATP) e Matheus Pucinelli (300º), Rafael Matos (36° no ranking de duplas da ATP) e Marcelo Melo (39º). Se vencer, a equipe avança à segunda rodada e joga contra o vencedor do duelo entre Eslováquia e Croácia.
Escolha dos nomes
Com algumas mudanças em relação à última convocação, Oncins explica que ter jogadores adaptados às características do duelo é essencial para buscar a vitória. “Escolhi esses nomes pensando nas condições que vamos enfrentar na França, já que Wild e Fonseca têm estilos que se encaixam no carpete com quadra coberta. Ainda temos o retorno do Pucinelli, que sempre agrega bastante ao grupo. Já o Matos e o Melo têm apresentado bastante entrosamento no circuito de duplas. Por isso acredito que essa é a equipe certa para fazer frente aos nossos adversários”, pontuou.
Leia também:
– Confira o novo top 10 da ATP com uma troca e Alcaraz mais próximo de Zverev
– Surreal: Osaka joga muito, mas desiste em lágrimas a um set do título em Auckland
– João Fonseca iguala feito de Sinner com título em Camberra
Jaime também destacou a evolução de João Fonseca em quadra. Recentemente, o carioca se tornou o primeiro sul-americano a conquistar o Next Gen Finals – torneio que reúne os tenistas de até 20 anos que mais pontuaram na temporada – e já faturou o ATP Challenger 125 de Camberra, na Austrália, na primeira semana de 2025. “Temos jogadores vindo de momentos diferentes e o João está numa fase especial. No ano passado ele nos ajudou bastante na participação da fase final da Copa Davis e vem colecionando títulos importantes nessa virada de ano. Tenho certeza que isso trará uma confiança maior para todo o time“, completou.
Retrospecto
Esta será a sexta vez que as equipes se enfrentam, com duas vitórias para o Brasil e três para os franceses. A última aconteceu em 2000, quando os brasileiros receberam os adversários em Florianópolis e venceram, por 4 a 1, com shows de Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, Oncins e Francisco Costa.
A equipe brasileira retorna à competição após a inédita participação na fase de grupos das finais. Em setembro, os brasileiros enfrentaram os atuais campeões e vices, Itália e Holanda, além da Bélgica e ficaram perto de alcançar as quartas de final do torneio.
- Categorias:
- Brasil
- João Fonseca
- Thiago Wild