João Fonseca é campeão do US Open no juvenil e vai ser número 1 do ranking

João Fonseca é campeão do US Open no juvenil e vai ser número 1 do ranking

Por Marcela Linhares - setembro 10, 2023
João Fonseca
Pete Staples/USTA

João Fonseca vence o norte-americano Learner Tien de virada e é campeão do US Open no juvenil! Além de conquistar seu primeiro título de Major após anotar 4-6, 6-4 e 6-3 , o brasileiro vai ser visto como novo número 1 do ranking.

O primeiro set começou com os sacadores confirmando com tranquilidade os seus respectivos games de serviço. O primeiro break point foi aparecer apenas com Fonseca sacando em 4-4 e, um erro não forçado de forehand, foi suficiente para Tien tomar a dianteira na parcial. Sacando para fechar o set, o norte-americano aproveitou a segunda oportunidade após um erro não forçado do brasileiro.

A parcial acabou com o tenista da casa disparando apenas uma bola vencedora e cinco erros não forçados. Conhecido por ser mais agressivo, João acabou alcançando 13 winners, mas, em compensação, cometeu 18 erros não forçados.

No início do segundo set, o carioca se viu já precisando sair de 0-40 em seu primeiro game de saque. O brasileiro conseguiu até pontuar duas vezes, mas acabou sendo quebrado com uma dupla falta. Depois de ver seu adversário confirmar o saque, João seguiu agressivo, conseguiu sair de 0-30 em seu serviço e, conseguindo uma quebra na sequência, empatou em 2-2 no segundo set. O set seguiu com mais uma quebra para cada lado e, no sétimo game, o brasileiro voltou a confirmar o serviço e ficou na frente pela primeira vez em 4-3. Vencendo dois dos últimos três games, aproveitou mais uma brecha para anotar 6-4 e empatar a decisão.

Assim como no início da segunda parcial, Tien venceu 10 dos primeiros 14 pontos e abriu 2-0 no marcador. Seguindo resiliente, João confirmou de zero e, conseguindo uma quebra, igualou o placar em 2-2. Salvando dois break points, o brasileiro conseguiu virar o placar a seu favor e, sem olhar para trás na parcial, anotou cinco games seguidos no set. Sem mais quebras, João se viu sacando para o título em 5-3. Firme, o carioca seguiu agressivo e fechou o jogo na primeira oportunidade com um belo forehand.

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.