João Fonseca brilha e vence de virada para conquistar o Next Gen Finals pela primeira vez

João Fonseca brilha e vence de virada para conquistar o Next Gen Finals pela primeira vez

Por Marcela Linhares - dezembro 22, 2024
João Fonseca Next Gen ATP Finals
Divulgação/ATP

Isso que é fechar o ano com chave de ouro! De virada, João Fonseca voltou a vencer Learner Tien e garantiu o título no Next Gen Finals! O carioca, mais novo entre todos os classificados do torneio, anotou 2-4, 4-3, 4-0 e 4-2 para conquistar o troféu pela primeira vez.

O primeiro set contou com belo desempenho de Tien no serviço. Após aproveitar uma quebra no game inaugural, o norte-americano seguiu sem ser exigido nos games de serviço e administrou a dianteira para fechar em 4-2 em apenas 18 minutos.

A segunda parcial foi bem equilibrada e não teve quebras. Com isso, a definição veio apenas no tie-break. Depois de dois mini breaks para cada lado, foi Fonseca que conseguiu mais uma oportunidade e abriu 6 a 3. Sem aproveitar os primeiros quatro set points, João precisou salvar um set point do norte-americano e conseguiu igualar a partida na quinta chance em 10 a 8.

Embalado com o ótimo momento, Fonseca garantiu que o terceiro set fosse um verdadeiro monólogo em momento que cometeu apenas um erro não forçado. O jovem tenista de apenas 18 anos venceu 16 dos 19 pontos disputados e virou o placar a seu favor. Com isso, conquistou o terceiro pneu – além dos dois na fase de grupos – contra o norte-americano.

O carioca seguiu sem perder o foco. Sem dar chance em seus games de saque e perdendo apenas um ponto no serviço desde o terceiro set, João precisou de apenas uma quebra – no quarto game – e administrou a dianteira para fechar em 4-2 e conquistar o troféu do evento!

Leia também:

João Fonseca orgulhoso de desempenho no Next Gen Finals: “Estou jogando em alto nível”
Sabalenka viraliza na World Tennis League: “Badosa tem que ensinar algo melhor do que p*ta”
–  João Fonseca iguala feito de Alcaraz e Sinner no Next Gen Finals

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.