João Fonseca brilha contra ex-top 30 e vence primeira na Copa Davis
Em sua primeira participação na Copa Davis, João Fonseca (158 da ATP) alcançou sua primeira vitória pelo Brasil ao vencer Botic van de Zandschulp (68 do ranking) nesta quinta-feira por 6-4 e 7-6. Holandês, ex-top 30, vinha de boa fase após vencer Carlos Alcaraz recentemente no US Open. Depois de perder para a Itália na quarta-feira por 2-1, o time brasileiro está duelando contra a Holanda na fase de grupos do Finals da competição.
O primeiro set começou com os sacadores não dando chances nos games de serviço. Em momento que sacava com bolas novas, Van de Zandschulp salvou quatro break points – os primeiros da partida. Fonseca seguiu focado e, após confirmar o serviço, conseguiu a primeira e única quebra da parcial para fechar em 6-4.
Na segunda parcial, o equilíbrio foi ainda maior. Sem um único break point durante a parcial, a definição aconteceu apenas no tie-break. O carioca seguiu o ótimo momento e foi o primeiro a conseguir um mini break no game decisivo e rapidamente abriu 4 a 1. Com muita maturidade, João administrou a vantagem e fechou em 7 a 3 para garantir a vitória brasileira.
O confronto entre Brasil e Holanda ainda conta com Thiago Monteiro enfrentando Tallon Griekspoor e, por fim, o duelo de duplas entre Koolhof/van de Zandschulp e Matos/Melo.
Leia também: