João Fonseca brilha contra ex-top 30 e vence primeira na Copa Davis

João Fonseca brilha contra ex-top 30 e vence primeira na Copa Davis

Por Marcela Linhares - setembro 12, 2024
João Fonseca
Andre Gemmer/CBT

Em sua primeira participação na Copa Davis, João Fonseca (158 da ATP) alcançou sua primeira vitória pelo Brasil ao vencer Botic van de Zandschulp (68 do ranking) nesta quinta-feira por 6-4 e 7-6. Holandês, ex-top 30, vinha de boa fase após vencer Carlos Alcaraz recentemente no US Open. Depois de perder para a Itália na quarta-feira por 2-1, o time brasileiro está duelando contra a Holanda na fase de grupos do Finals da competição.

O primeiro set começou com os sacadores não dando chances nos games de serviço. Em momento que sacava com bolas novas, Van de Zandschulp salvou quatro break points – os primeiros da partida. Fonseca seguiu focado e, após confirmar o serviço, conseguiu a primeira e única quebra da parcial para fechar em 6-4.

Na segunda parcial, o equilíbrio foi ainda maior. Sem um único break point durante a parcial, a definição aconteceu apenas no tie-break. O carioca seguiu o ótimo momento e foi o primeiro a conseguir um mini break no game decisivo e rapidamente abriu 4 a 1. Com muita maturidade, João administrou a vantagem e fechou em 7 a 3 para garantir a vitória brasileira.

O confronto entre Brasil e Holanda ainda conta com Thiago Monteiro enfrentando Tallon Griekspoor e, por fim, o duelo de duplas entre Koolhof/van de Zandschulp e Matos/Melo.

 

Leia também:

Sinner bate recordes de audiência na TV na Itália com conquista do US Open
João Fonseca é superado por Berrettini e Itália sai na frente contra o Brasil na Copa Davis
Bouchard defendeu Pegula nas redes sociais e acabou mal interpretada

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.