João Domingues desperdiça quatro match points e é eliminado por Tommy Robredo
A vitória esteve perto, mas João Domingues, 181.º do ranking ATP, acabou por não resistir a Tommy Robredo, atual número 149.º da classificação, mas que já foi 5.º do mundo (2006), e despede-se do Challenger de Roma, na ronda inaugural. O jogador de Oliveira de Azeméis, de 23 anos, chegou a dispor de quatro match points, mas cedeu pelos parciais de 5-7 e 6-3 e 6-7(4), ao cabo de duas horas e 25 minutos de jogo.
Domingues ‘arrancou’ algo atrasado, cedendo a primeira partida, ao aproveitar apenas um de oito pontos de break de que dispôs, mas não demorou a acompanhar o passo do espanhol de 35 anos. No arranque da segunda partida, o número quatro nacional manteve pulso firme e a concentração nos momentos importantes, apesar de alguns atritos com o árbitro de cadeira por causa de bolas duvidosas. Depois de ter ido ‘buscar’ os primeiros jogos de serviços às vantagens, Domingues chegou-se à frente no sétimo jogo, fazendo o 4-3, e depois no nono, com o ‘massacre’ à esquerda do seu oponente a dar frutos.
O embalo manteve-se no arranque do terceiro parcial, e o break chegou no quarto jogo, com o oliveirense a adiantar-se para 4-1, mas a história viria a mudar, com Robredo a controlar os pontos e a fazer Domingues ‘varrer’ o fundo do court. O português não baixou os braços e recuperou o break, para restabelecer a igualdade a cinco. O momento mais quente viria depois, com Domingues a dispor de quatro match points, no serviço do seu oponente, a 6-5, mas foi no tie break que o ponto final chegou, a favor do espanhol.
A prova transalpina conta agora com a presença de Pedro Sousa, que já esta segunda-feira se apurou para segunda ronda, e Gastão Elias, que se estreia esta terça-feira, às 10 horas de Portugal Continental, diante de Gullermo Garcia López.