Jo Konta ganha primeiro título da carreira em Stanford e já é top 15
A temporada de sonho de Johanna Konta… continua. A britânica, que há um ano andava a jogar ITFs e mal integrava o top 100 mundial, confirmou este domingo uma época que tem sido de verdadeira afirmação, com a entrada na elite do ténis mundial e a chegada às meias-finais do Australian Open, em janeiro, e conquistou em Stanford, num evento de categoria Premier, o seu primeiro título de carreira no circuito WTA.
Naquela que foi a primeira em torneios do principal circuito, Konta derrotou de forma algo surpreendente a veterana norte-americana Venus Williams, que aos 36 anos jogou a 80.ª final da sua carreira profissional, por 7-5, 5-7 e 6-2, em 2h19, mostrando toda a qualidade de ténis e disponibilidade física que a têm feito subir cada vez mais degraus no topo do ténis mundial.
Venus, que nunca deixou de lutar, ainda recuperou de dois breaks de desvantagem no segundo parcial para forçar uma terceira e decisiva partida, mas não conseguiu ter pernas para evitar a derrotar diante de uma jogadora mais fresca e… onze anos mais nova.
Com este resultado, Johanna Konta vai subir ao 14.º posto do ranking mundial, entrando pela primeira vez na carreira no top 15 WTA. Venus Williams, antiga número um mundial, também continua a subir e já será sexta (!) na segunda-feira, por troca com a bielorrussa Victoria Azarenka, afastada do circuito.