Jabeur critica torneios europeus: "Devem respeitar muito mais as mulheres"

Jabeur critica torneios europeus: “Devem respeitar muito mais as mulheres”

Por Nuno Chaves - abril 30, 2024
epa11300842 Ons Jabeur from Tunisia in action during her women’s singles match against Anna Karolina Schmiedlova from Slovakia at the Madrid Open tennis tournament, Madrid, Spain, 25 April 2024. EPA/JUANJO MARTIN

Ons Jabeur está finalmente dando o ar de sua graça nesta temporada e, em Madrid, garantiu pela primeira vez no ano vaga às quartas de final de um torneio WTA.

Em entrevista após mais uma vitória, desta vez sobre Jelena Ostapenko, Jabeur acabou deixando críticas a vários torneios, nomeadamente na Europa, pela forma como tratam as mulheres.

CRÍTICAS A TORNEIOS… INCLUINDO O DE MADRID

O tênis é um dos esportes em que estou muito orgulhosa de formar parte sendo mulher. Ainda assim, sinto que ainda nos falta muito caminho por percorrer, sobretudo aqui em Madrid e em Roma, na Europa no geral. Sinto que devem respeitar muito mais as mulheres, devem respeitar a maneira como jogamos. Há coisas que sentimos, talvez muitas coisas nos treinos. O trato é completamente diferente a homens e mulheres aqui. Talvez as pessoas de fora não reparem nisso. Sou uma dessas pessoas que levanta a voz. Desfruto muito de assistir ao tênis feminino, ao esporte feminino, no geral. Creio que merecemos algo melhor e não digo sem fazer nenhum esforço, creio que é normal pedir para receber o que merecemos.

Leia também:

– Cachín explica pedido a Nadal e garante: “Tem uma aura que transcende o imaginável”
– Sabalenka encerra a série de vitórias de Collins e mantém a defesa do título viva em Madrid
– [VÍDEO] Cachín pediu e Nadal… lhe ofereceu presentes após o jogo em Madrid

CRESCIMENTO DO ESPORTE FEMININO

Creio que o tênis feminino chegou muito longe. Estou muito agradecida à Billie Jean King e outras mulheres que lutaram muito. Serena, Sharapova, todas elas. Representaram de forma genial o esporte. Creio que há muitas tenistas que devem ser conscientes do que está acontecendo. Há vezes em que as pessoas julgam o tênis feminino sem sequer terem visto um jogo. Isso me chateia muito. Sinto que, às vezes, estamos programados. Você diz: ‘Vamos ver futebol’. Que tipo de futebol? Masculino? Feminino? Mesmo eu cresci ligando a televisão, ver futebol e ver o Ronaldo. Você não tem a oportunidade de ver o esporte feminino no geral, algo que está mudando, mas em 2024 precisamos mais disso.

Por exemplo, adoraria chegar aqui ao hotel, ligar a televisão e ver que estão retransmitindo um jogo feminino. Ainda não vi um único jogo feminino. Tudo o que mostram é masculino e entendo que existem muitos espanhóis jogando, mas é tão difícil pedir só um jogo? É muito frustrante ver isso.

  • Categorias:
  • WTA
Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.