Já eliminada, Svitolina afasta Halep e Garcia não só passa às meias-finais como ganha o Grupo
Foi um verdadeiro volte face no último dia do Grupo Vermelho, nas WTA Finals. Elina Svitolina, já eliminada do torneio à entrada para o último encontro, derrotou esta sexta-feira a romena Simona Halep, número um mundial, por 6-3 e 6-4, e não só eliminou a líder do ranking da competição, como ofereceu a qualificação (e a vitória no Grupo) à francesa Caroline Garcia, que tal como ela se estreava na competição.
Solta de qualquer pressão por saber que já estava fora, Svitolina fez a sua melhor exibição da semana e não saiu de Singapura de mãos a abanar, controlando as operações diante de Halep praticamente de início ao fim. Foi a terceira vitória de Svitolina sobre uma número um em 2017, sexta frente a uma top 3. A ucraniana, de resto, não perdeu qualquer encontro (!) frente a uma jogadora rankeada nas três primeiras posições… em toda a temporada!
Como o primeiro critério de desempate desta competição é o confronto direto, Caroline Garcia, que derrotou Caroline Wozniacki no primeiro encontro do dia, ganha o Grupo Vermelho e defronta Venus Williams, segunda colocada do Grupo Branco, nas meias-finais. A outra será discutida entre Karolina Pliskova e Wozniacki.
Classicações
Grupo Vermelho
- Caroline Garcia, 2 vitórias/1 derrota, 4/4*
- Caroline Wozniacki, 2/1, 5/2
- Elina Svitolina, 1/2, 2/4*
- Simona Halep, 1/2, 2/4
[3] Karolina Pliskova vs. [6] Caroline Wozniacki
[8] Caroline Garcia vs. [5] Venus Williams