Incrível! Keys para Sabalenka e sagra-se campeã do Australian Open

Incrível! Keys para Sabalenka e sagra-se campeã do Australian Open

Por Pedro Gonçalo Pinto - janeiro 25, 2025
Madison Keys Australian Open
Australian Open/Divulgação

Madison Keys é campeã de Grand Slam! Em uma história incrível, oito anos depois de ter sido dominadada na sua única final, a norte-americana de 29 anos brilhou para superar a bicampeã Aryna Sabalenka, que vinha de 20 vitórias seguidas em Melbourne Park.

Em um duelo carregado de potência, foi Keys quem impediu o quarto título de Major da número 1 do mundo para conseguir o seu primeiro. Madi até disse que não precisava de vencer um Grand Slam para saber que estava indo bem… mas agora pode se orgulhar de colocar um na estante de casa, após vencer com parciais de 6-3, 2-6 e 7-5.

De forma surpreendente, foi Keys quem entrou muito mais solta, deixando Sabalenka desorientada ao ponto de liderar por 5-1 e ter um break point no serviço da belarussa. A número 1 ainda reagiu até ao 3-5, mas foi quebrada de novo e o sonho da norte-americana ganhava forma. No entanto, a segunda parcial mostrou a força mental da líder do ranking, com pressão desde o início no serviço de Keys: a primeira quebra surgiu no terceiro game, a segunda chegou no quinto e tudo se simplificou.

Leia também:

– Djokovic desiste após primeiro set, e Zverev avança à final do Australian Open
– Confirmado: João Fonseca garante entrada inédita no top 100
– Protegido de Federer brilha rumo à final do Australian Open

Mas mérito seja dado à número 14 do mundo, que vai voltar ao top 10 na próxima semana direto para o sétimo lugar, igualando seu melhor ranking da carreira. Quando podia parecer que Sabalenka tinha pisado no acelerador e já não daria chances, Keys voltou a equilibrar e o terceiro set foi marcado por domínio absoluto do serviço, sem um único games indo para deuce até o 12º. A americana se agigantou para fugir de um tie-break decisivo que seria inédito na história das finais do Australian Open e conquistar o primeiro título de Grand Slam na carreira.

Uma história de redenção e paciência para Keys que, depois de ser dominada na final do US Open de 2017 contra a amiga Sloane Stephens, trabalhou para agora ter outra oportunidade e derrubar a sequência incrível de Sabalenka para fazer história. Aos 29 anos, este troféu ninguém lhe tira.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt