This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Ilie Nastase suspenso pela ITF até 2020 por racismo, sexismo e comportamento agressivo
O capitão da equipa de ténis feminino da Roménia, Ilie Nastase, antigo número um mundial, foi suspenso esta sexta-feira pela Federação Internacional de Ténis (ITF) até 31 de dezembro de 2020, devido a comportamento agressivo e comentários racistas e sexistas na Fed Cup contra a Grã-Bretanha, em abril.
O romeno está “suspenso de todos dos desempenhos oficiais em competições da ITF (…) de 23 de abril de 2017 a 31 de dezembro de 2020”, segundo foi anunciado, em comunicado, no qual se revela que lhe será “recusado o acesso a competições e circuitos” organizados pela mesma até 31 de dezembro de 2018.
O antigo número um mundial, agora com 71 anos, poderá aceder aos quatro torneios do ‘Grand Slam’ “que estão fora da jurisdição da ITF” e deve ainda pagar uma multa de 8.860 euros.
O técnico, que estava suspenso preventivamente desde fevereiro, foi expulso em 22 de abril após insultar a britânica Johanna Konta, bem como o juiz da partida. Foi ainda acusado de ter assediado a capitã britânica, Anne Keothavong, antes do desafio da Fed Cup.
A agravar a pena, o seu comentário que a ITF considerou “racista, sexista” e “altamente inapropriado” sobre a gravidez da tenista norte-americana Serena Williams: “Vamos ver de que cor será. Café com leite?”.
O antigo vencedor de dois torneios do ‘Grand Slam’, o US Open de 1972 e Roland-Garros em 1973, considerou que as suas declarações foram “exageradas” pelos media.
O treinador e a federação da Roménia têm 21 dias para contestar a decisão e recorrer.
- Categorias:
- Fora de Linhas