História no Rio: Auger Aliassime é o mais jovem de sempre numa final ATP 500

História no Rio: Auger Aliassime é o mais jovem de sempre numa final ATP 500

Por José Morgado - fevereiro 23, 2019

Assistiu a história na Cidade Maravilhosa. Felix Auger Aliassime, jovem prodígio canadiano que nasceu no mesmo dia do que Roger Federer — 8 de agosto — mas em 2000 (tem 18 anos), confirmou-se este sábado como o mais jovem finalista da história em torneios ATP 500, ao passar ao encontro de discussão do título no Rio Open, onde tem brilhado a encantado o longo da semana.

Com mais uma grande exibição, Auger Aliassime, que aos 14 anos já chegava a quartos-de-final em Challengers e aos 15 já era campeão de Grand Slam em juniores, derrotou o uruguaio Pablo Cuevas, que ganhou quatro dos seus seis títulos ATP no Brasil (o mais importante dos quais no Rio em 2016), por 6-3, 3-6 e 6-3, numa meia-final de qualidade, que faz do canadiano o mais jovem finalista ATP, a qualquer nível, desde Taylor Fritz, em fevereiro de 2016, no ATP 250 de Memphis.

Na final, Auger vai defrontar Laslo Djere, da Sérvia, que não teve de entrar em court para a sua meia-final. O vencedor vai entrar… no top 50.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com