Heide força terceiro set, mas perde jogo de mais de três horas na estreia do Rio Open
Gustavo Heide, número 5 do Brasil e 162º do mundo, enfrentou uma batalha de 3h23 e acabou não resistindo diante de Francisco Comesaña (86º) na primeira rodada do Rio Open 2025 nesta segunda-feira (17). O paulista de 22 anos salvou um match point no segundo set e forçou o terceiro, mas acabou derrotado por 7-6(2), 6-7(7) e 6-3, na quadra 1.
A primeira parcial teve 11 break points e nenhuma quebra. Heide salvou sete em suas duas primeiras passagens no saque e depois desperdiçou dois 15-40 no saque do rival, no sétimo e 11º games. A decisão de um set muito equilibrado, então, foi para o tie-break, e o brasileiro acabou perdendo os dois primeiros pontos no serviço, o que foi decisivo, já que Comesaña abriu 5-0 e depois fechou com dois aces após 75 minutos.
Os dois melhoraram o nível no saque no segundo set e, quando cederam oportunidades — Heide enfrentou três break points, e Comesaña, dois –, conseguiram mostrar o seu melhor tênis. Assim, novamente a parcial foi resolvida no tie-break. O brasileiro chegou a abrir 6-3, depois teve que salvar um match point (com um lindo winner de backhand na paralela) e empatou o jogo no seu quarto set point, fechando após 1h17.
Depois de mais de 2h30 em que os dois não perderam o saque nenhuma vez, o terceiro set começou com duas quebras. Heide deixou escapar a vantagem aberta logo de cara e não conseguiu mais ameaçar o serviço do rival. Comesaña aproveitou a queda de nível do dono da casa para abrir 4-1 e administrou a vantagem para fechar em 6-3.
Leia também:
– João Fonseca encerra semana de sonhos com o título em Buenos Aires
– Bia Haddad leva ‘pneu’ e cai logo na estreia em Dubai
– João Fonseca entra no top 15 da corrida para o ATP Finals
Comesaña enfrenta nas oitavas de final o chileno Nicolas Jarry, cabeça de chave 6 e 47º da ATP, que venceu de virada na estreia o argentino Juan Manuel Cerundolo (127º).