Halep fecha semana de sonho para a Roménia com um título em Madrid
Quase 14 meses depois… Simona Halep está de regresso aos títulos. A romena, número sete mundial, fechou este sábado uma semana de sonho para o seu país no Mutua Madrid Open (quatro das oito quarto-finalistas eram romenas) e conquistou pela primeira vez o título no segundo torneio de terra batida mais importante do calendário feminino.
Na final da prova, que contou com um Estádio Manolo Santana praticamente cheio – uma raridade nos encontros femininos desta semana – a antiga número dois mundial derrotou em dois sets a eslovaca Dominika Cibulkova, 38.ª WTA, por 6-2 e 6-4, em 1h20 de um encontro que pareceu estar sempre controlado pela finalista da edição de 2014 de Roland Garros.
A servir bem, a mexer-se ainda melhor e muito segura de fundo do court, Halep disparou 20 winners contra apenas 10 erros não forçados, e conseguiu agarrar-se de forma perfeita às vantagens prematuras alcançadas bem cedo em cada um dos dois sets do encontro.
“Estou muito contente por ganhar este troféu, é muito especial para mim. O público é fantástico, veio todos os dias para nos apoiar, especialmente os romenos”, confessou ainda em court a campeão do torneio de Madrid, antes de… lamentar que não tenha sido Ion Tiriac, o romeno que é proprietário do torneio, a dar-lhe o troféu em court.
Este é o 12.º título de carreira para Simona Halep, o primeiro desde que venceu em Indian Wells há 14 meses, em março de 2015. A romena vai regressar ao top 5 WTA, ultrapassando a bielorrussa Victoria Azarenka, que desistiu antes do seu encontro dos oitavos-de-final deste torneio.