Guia: Como escolher uma raquete de ténis - Bola Amarela Brasil

Guia: Como escolher uma raquete de ténis

Por admin - setembro 12, 2017

Hoje vamos tentar dar as melhores dicas para escolher a raquete de ténis que se enquadre melhor no seu jogo.
Existem muitos factores a ter em conta antes da aquisição da sua nova raquete: peso, rigidez e padrão das cordas são apenas alguns. Convém ter em conta que hoje em dia maior parte das marcas tentam cativar os jogadores com campanhas de marketing agressivas, fazendo referência à quantidade de spin ou power que o novo modelo lhe dará. Regra geral, não acredite no hype.
Elaborámos o seguinte gráfico para que o possa ajudar melhor, mas passo desde já a enumerar os três tipos de erros mais comuns:
1- Escolher uma raquete demasiado leve ou pesada.
2 – Escolher uma raquete com uma rigidez demasiado elevada
3 – Escolher uma raquete com o tamanho do Grip Errado

chip-n-charge
Tabela: Chip n’Charge

O gráfico serve apenas como referência para ajudar na hora de escolher uma nova raquete.
Para sumariar, ficam as recomendações pessoais:

  • Para um adulto masculino o peso deve rondar os 290 – 315 (s/corda). Se optar por uma raquete com uma rigidez mais elevada pode usar uma corda mais suave com uma tensão mais baixa.
  • Para um adulto feminino o peso deve rondar os 275-300 (s/corda). Se optar por uma raquete com uma rigidez mais elevada pode usar uma corda mais suave com uma tensão mais baixa.
  • Para um jogador entre os 14-17 anos o peso deve rondar os 275-300 (s/corda). Se optar por uma raquete com uma rigidez mais elevada pode usar uma corda mais suave com uma tensão mais baixa.

O ideal sempre que possível será fazer um playtest com a raquete e deve-se ter em conta que as cordas e tensão fazem uma diferença enorme na jogabilidade da raquete, por isso ao testar vários modelos convém que seja com a mesma corda e tensão.

Texto de Daniel Silva, do Chip n’Charge, parceiro do Bola Amarela.