Guerreiro João Sousa salva três match points rumo aos quartos-de-final
João Sousa voltou a mostrar esta quinta-feira a razão pela qual é considerado um dos tenistas mais guerreiros do circuito ATP. O vimaranense, número um português e 43.º ATP, salvou três match points antes de derrotar Denis Istomin, número 70 do ranking mundial, por 6-7(6), 6-3 e 7-6(4), em 2h33, rumo aos quartos-de-final do ATP 250 de Gstaad na Suíça.
Istomin entrou melhor em todos os sets, chegando sempre primeiro à quebra de serviço, mas João Sousa conseguiu agarrar-se a cada ponto, a cada jogo e colocar dúvidas na cabeça do possante uzbeque. E se no primeiro set o esforço do português acabou por ser inglório, nas seguintes partidas os quatro mil espectadores que encheram o Court Central na pitoresca vila de Gstaad assistiram a verdadeiras recuperações dignas de jogadores com muita confiança nas suas capacidades.
Se no segundo set Sousa impressionou ao vencer cinco jogos consecutivos, entre o 1-3 e o 6-3, na segunda partida o que se passou foi ainda mais impressionante: o número um nacional recuperou de 2-5 para 5-5, saindo de desvantagens em todos os jogos, e depois salvou três match points (todos com erros de direita de Istomin) antes de forçar um tiebreak que acabaria por vencer.
Esta é a quarta vez esta temporada que João Sousa atinge os quartos-de-final de um torneio ATP, depois de Montpellier (meias-finais), Genebra (final) e Umag (final). O português iguala o número de quartos-de-final alcançados em 2014 (Rio de Janeiro, ‘s-Hertogenbosch, Bastad e Metz).