Gonçalo Oliveira vira resultado, vê adversário desistir e avança aos 'oitavos' no Brasil
Gonçalo Oliveira, número cinco português e 227.º do ranking mundial – a sua melhor classificação de sempre -, avançou esta terça-feira para os oitavos de final do torneio challenger de Campinas, no Brasil, dotado de 50 mil dólares em prémios monetários e que conta também com a presença de Gastão Elias, número três nacional.
A defender o estatuto de cabeça de série numa prova desta categoria pela primeira vez na carreira, Oliveira, oitavo pré-designado, beneficiou da desistência do espanhol Marc Giner, ex-top 250 ATP e atual 363.º da hierarquia, logo depois da conclusão do segundo set, a 3-6 e 7-5 a favor do português.
O espanhol chegou a liderar por 6-3 e 5-3, a apenas três pontos do triunfo, mas Oliveira conseguiu inverter o rumo dos acontecimentos e ganhar quatro jogos consecutivos, antes de Giner anunciar a desistência ao fim de 1h31 de embate.
Nos oitavos de final, Gonçalo Oliveira encontra o vencedor do compromisso entre o convidado brasileiro Bruno Santanna, 376.º do Mundo, e o argentino Facundo Arguello, 273.º classificado.