Gonçalo Oliveira fura 'qualifying' e junta-se a Gastão Elias no quadro principal na Alemanha
Gonçalo Oliveira, número 277 do ranking mundial, carimbou este domingo à tarde o passaporte para o quadro principal do torneio challenger de Braunschweig, na Alemanha, dotado de 127 mil euros em prémios monetários, juntando-se ao compatriota Gastão Elias que teve entrada direta.
Na última ronda da qualificação, Oliveira, segundo pré-designado, ultrapassou o croata Dino Marcan, ex-top 300 ATP e atual 1206.º do Mundo, e venceu pelos parciais de 6-3 e 7-6(4), num encontro selado ao terceiro match point e resolvido em 1h34 de duração.
Na primeira eliminatória do quadro principal, que tem início esta segunda-feira, Gonçalo Oliveira mede forças com outro jogador oriundo do qualifying, o jovem espanhol Nicola Kuhn, de 17 anos, 501.º da tabela classificativa e finalista da variante júnior de Roland Garros.
Esta será apenas a segunda vez na carreira que o pupilo de Abílio Oliveira vai disputar o quadro principal de provas desta categoria. A primeira aconteceu há cerca de um mês, no Lisboa Belém Open, para o qual foi contemplado com um convite da organização, perdendo apenas nos oitavos de final.