Gojo: «Estou habituado a pressão. No College tinha 100 bêbedos a insultarem-me na cara»

Gojo: «Estou habituado a pressão. No College tinha 100 bêbedos a insultarem-me na cara»

Por José Morgado - dezembro 1, 2021
gojo

Borna Gojo, de 23 anos, está a ser uma das principais figuras da edição de 2021 das Davis Cup Finals. O croata, número 279 do Mundo, parece completamente à vontade com a ambiente particular da Taça Davis e lidou bastante bem com o facto de ter tido o público todo contra si no embate diante de Lorenzo Sonego, em Turim. Os tempos de Collegge Tennis — chegou a ser vice-campeão nacional, em 2018 — deram-lhe muito jeito…

“Talvez não seja a melhor comparação, porque o nível era mais baixo, mas eu joguei College Tennis durante muitos anos e isso ajudou-me muito para momentos como este. Joguei 8 ou 9 encontros decisivos na universidade com courts cheios. Cheguei a ter 100 estudantes bêbedos a altas horas da noite a insultarem-me na cara. Essa experiência serviu de alguma coisa”, assumiu o croata, que ganhou os seus três encontros nas Finals até ao momento…

Gojo lembra ainda que sempre foi meio ‘doido’ por causa da cidade onde nasceu. “Sou de Split. Lá somos todos meio doidos. Ambientes como este não são nada para nós. Eu estava à espera de bem pior e estava preparado para isso”, assume o croata.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt