Gil, Sousa e Falcão no quadro principal em Marrocos
Frederico Gil, número 626 do ranking mundial, Pedro Sousa, 1204.º classificado, e Gonçalo Falcão, 1528.º ATP, venceram os respetivos encontros da segunda e última ronda da fase de qualificação e juntaram-se aos compatriotas Frederico Silva e João Domingues no quadro principal do torneio Future da cidade de Safi, em Marrocos, dotado de 10 mil dólares em prémios monetários.
Gil, primeiro pré-designado da qualificação e recente campeão de pares em Casablanca ao lado de Gonçalo Falcão, ultrapassou o italiano Lorenzo Abbruciati, ausente da tabela classificativa, pelos parciais de 6-4 e 6-4, num encontro em que o ex-número um nacional de 30 anos não perdeu qualquer jogo de serviço.
A defender o estatuto de terceiro cabeça-de-série do qualifying, Pedro Sousa, a recuperar a sua melhor forma depois de algum tempo afastado da competição devido a lesão, aplicou um autêntico corretivo para se desembaraçar do marroquino Khalil Outaleb, sem ranking mundial, e venceu por 6-0 e 6-0.
Gonçalo Falcão, nono favorito da fase de qualificação, seguiu igualmente o rumo da vitória e apurou-se para o seu primeiro quadro principal Future de 2015. O tenista português também não sentiu problemas de maior para eliminar o holandês Vincent Van den Honert, oitavo cabeça-de-série e 1486.º da hierarquia masculina, triunfando pelos parciais convincentes de 6-2 e 6-0.
O sorteio do quadro principal ainda não foi realizado, pelo que os cinco jogadores portugueses presentes ficam ainda a aguardar pelos seus primeiros adversários.