Gastão supera batalha de três horas rumo ao quadro principal no Brasil
Gastão Elias, número dois português, continua a consolidar o bom momento de forma dos últimos tempos. O jogador natural da Lourinhã, 141.º classificado do ranking mundial, ultrapassou este domingo uma batalha de mais de três horas para superar a fase de qualificação em São Paulo e avançar ao quadro principal do Brasil Open 2016, prova de categoria ATP 250.
Depois de marcar presença nos quadros principais dos torneios de Buenos Aires e do Rio de Janeiro nas duas últimas semanas, Elias, de 25 anos, deu sequência às vitórias em fases de qualificação no circuito principal e derrotou o chileno Hans Podlipnik-Castillo, número 201 da tabela classificativa, pelos parciais de 7-6(5), 5-7 e 6-2, em incríveis… 3h10.
Na primeira eliminatória do quadro principal, Gastão Elias terá pela frente um de quatro jogadores possíveis: o espanhol Pablo Andujar, oitavo cabeça de série e 62.º ATP, o francês Paul-Henri Mathieu, ex-top 15 mundial, o também espanhol Daniel Munoz de la Nava, 72.º da hierarquia, e o italiano Paolo Lorenzi, sexto pré-designado e número 50 do mundo.
Nos dois últimos eventos em que participou, Elias alcançou os oitavos de final do torneio de Buenos Aires, Argentina, cedendo apenas para o austríaco Dominic Thiem após dispor de match point, e, mais recentemente, foi afastado na ronda inaugural do quadro principal no Rio de Janeiro pelo colombiano Santiago Giraldo.