Gastão joga ténis de alto nível mas sai eliminado nos ‘oitavos’ no Uruguai
Gastão Elias, 135.º colocado da hierarquia mundial, esteve muito perto de rubricar uma das melhores vitórias da carreira em termos de ranking, mas acabou eliminado em três partidas nos oitavos de final do torneio challenger de Montevideu, no Uruguai. O jogador natural da Lourinhã, de 26 anos, liderou por 6-4 e 4-2. No entanto, o triunfo sorriu ao local Pablo Cuevas, número 40 do Mundo, por 6-4, 5-7 e 3-6.
Numa batalha de 2h37, o número dois português praticou um ténis irrepreensível durante grande parte do duelo, mas não resistiu na ponta final, sofrendo mesmo uma queda – aparentemente sem gravidade – a 2-5 do terceiro set. No capítulo estatístico, o pupilo de Jaime Oncins salvou 14 dos 17 pontos de break que enfrentou.
Apesar da derrota na variante individual, Gastão Elias mantém-se ainda em prova na competição de pares, na qual está nos quartos de final ao lado de Marcelo Demoliner. O par luso-brasileiro encara esta quinta-feira a dupla composta pelos argentinos Federico Coia e Juan Ignacio Galarza, que triunfaram na jornada desta quarta-feira em sets diretos.
No que diz respeito ao ranking mundial, Elias, recente campeão dos torneios de Lima (Peru) e de Guayaquil (Equador), está atualmente no 131.º posto provisório da tabela classificativa. No entanto, com este desaire em Montevideu, o português deverá perder a oportunidade de entrar diretamente no quadro principal do Australian Open, primeiro torneio do Grand Slam da época com início marcado para 18 de janeiro.