Gastão Elias passa por carrasco de Fred Gil e avança aos quartos de final na República Dominicana
Gastão Elias, número três português e 162.º do ranking mundial, carimbou esta quarta-feira à tarde o passaporte para os quartos de final do torneio challenger de Santo Domingo, na República Dominicana, que distribui 125 mil dólares em prémios monetários e é disputado sobre terra batida verde.
A defender o estatuto de oitavo cabeça de série da competição, Elias derrotou sem problemas de maior o menos cotado argentino Juan Ignacio Londero, 396.º ATP (ex-top 200) e carrasco de Fred Gil na fase de qualificação, pelos parciais de 6-4 e 6-2, num encontro resolvido em 1h12 e no qual o lourinhanense dominou o desenrolar dos acontecimentos sem grandes dores de cabeça.
Com este triunfo, Elias está pela segunda semana consecutiva nos quartos de final de uma prova de nível challenger, depois de ter sido semfinalista em Floridablanca, Colômbia. No embate alusivo ao top 8 da prova dominicana, Gastão Elias mede forças com o vencedor do compromisso entre o espanhol Nicolas Almagro, ex-top 10 mundial e 91.º ATP, e o qualifier colombiano Cristian Rodriguez, 518.º do Mundo.
Na variante de pares, Gastão Elias junta-se ainda hoje ao compatriota Fred Gil pela primeira vez desde 2011 para medir forças na eliminatória inaugural com os franceses Calvin Hemery e Gianni Mina.