Gastão Elias não dá hipóteses e avança aos 'oitavos' em Itália
Gastão Elias, número dois português e 98.º do ranking mundial, defendeu o estatuto de quarto cabeça de série em solo transalpino e qualificou-se ao início da tarde desta terça-feira para os oitavos de final do torneio challenger de Mestre, em Itália, poucas horas depois de ver o seu compatriota e amigo Frederico Silva ser eliminado na estreia.
Elias, que optou por não disputar a fase de qualificação de Roland Garros esta semana, precisou de apenas 72 minutos para se desembaraçar do espanhol Oriol Roca Batalla, número 241 ATP, por 6-1 e 6-3, num duelo sem grande história. O jogador natural da Lourinhã dominou a maior parte das trocas de bola, ganhando 78% dos pontos com a primeira bola e quebrando o serviço do opositor em cinco ocasiões.
Nos oitavos de final, Elias mede forças com o checo Marek Michalicka, oriundo da fase de qualificação e número 247 da tabela classificativa, que também triunfou na estreia em parciais diretos. Elias e Michalicka nunca se defrontaram anteriormente.
Na variante de pares, Gastão Elias, a fazer dupla com o caldense Frederico Silva, acabou afastado na ronda inaugural. O par cem por cento português cedeu perante o canadiano Steven Diez e o espanhol Gerald Granollers, pelos parciais de 6-2 e 6-1.