Gastão Elias fura qualificação e regressa aos quadros principais ATP
Gastão Elias, 142.º da hierarquia mundial, está de regresso aos palcos principais do circuito profissional. O português de 25 anos, natural da Lourinhã, ultrapassou este domingo a fase de qualificação do torneio ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, e avançou ao quadro principal de uma prova do ATP World Tour pela primeira vez desde o Millennium Estoril Open 2015, em abril.
A defender o estatuto de sexto cabeça de série da qualificação, Elias superou na última ronda o brasileiro Guilherme Clezar, número 170 da tabela classificativa, pelos parciais de 7-5 e 7-6(9), em 1h48, num encontro equilibrado, em particular na ponta final. O número dois português ainda salvou um set point no tiebreak, mas acabou por conseguir fechar o compromisso em parciais diretos, selando a vitória ao quarto match point.
Na primeira ronda, Gastão Elias, que está pela primeira vez num quadro principal ATP desde outubro de 2014 se não contabilizarmos a sua presença no Estoril, terá pela frente um de quatro jogadores possíveis: o argentino Juan Monaco, 57.º ATP, o espanhol Daniel Munoz de La Nava, 72.º colocado, o também espanhol Nicolas Almagro, ex-top 10 mundial e atual 69.º ATP, e o local Renzo Olivo, 158.º.
Ainda sem adversário definido, Elias procura a sua primeira vitória em quadros principais ATP World Tour desde julho de 2014, altura em que cedeu na segunda ronda do torneio de Hamburgo, na Alemanha, para o jogador local Philipp Kohlschreiber.