Gastão Elias eliminado na estreia no Estoril Open [Atualizada com declarações]
Gastão Elias, número dois português e 138.º colocado do ranking mundial ATP, foi eliminado esta terça-feira na primeira ronda do Millennium Estoril Open 2015, novo torneio de ténis português a decorrer no Clube de Ténis do Estoril até 3 de maio. O jovem de 24 anos natural da Lourinhã acabou derrotado em três parciais e falhou a defesa dos quartos-de-final conquistados nas duas edições anteriores em Portugal.
Contemplado com um convite da organização para disputar o quadro principal, Elias cedeu perante o francês Kenny de Schepper, oriundo da fase de qualificação e número 137 da tabela classificativa, pelos parciais de 6-2, 2-6 e 6-3, num duelo com bastantes oscilações no marcador.
Depois de uma primeira partida em que se mostrou mais errático de fundo do court do que o seu oponente, Elias subiu significativamente o seu nível de jogo na segunda partida para forçar um terceiro set. No entanto, Elias voltou a não conseguir jogar ao seu melhor ténis na terceira partida e cedeu na ponta final, ao cabo de 1H35.
“No primeiro set entrei muito defensivo, estava com uma ideia de que ele era pouco paciente. Na segunda partida entrei mais agressivo, a controlar o jogo. Ele começou a ficar um bocado descontrolado. Depois no terceiro set tive 1-1 com break points e sei que essa foi a chave do encontro. Basicamente foram pormenores a decidir o embate. Ele soltou-se mais no terceiro set e o jogo de ténis é feito de momentos”, começou por dizer Elias em conferência de imprensa.
Em relação ao seu adversário, oriundo da fase de qualificação, Gastão confessou que ficou satisfeito com o sorteio. “Acho que foi um bom sorteio. Não gostava de ter jogado com o Roberto Carballes Baena, é um jogador com muito potencial. Da última vez que jogámos eu ganhei, mas sabia que ia ter uma batalha de três ou quatro horas”, referiu o tenista nacional.
Em relação ao público que esteve presente no Court 2 a ver o encontro, Elias fez um comentário positivo. “O público esteve bem, não tenho nada a reclamar”, afirmou o jogador português, que sublinhou ainda que “as condições estão muito lentas, tinha de forçar muito para ganhar o ponto”.
Na segunda eliminatória, Kenny de Schepper encara o vencedor do confronto entre o compatriota Richard Gasquet, quinto cabeça-de-série, e o australiano Marinko Matosevic. Quanto ao ranking mundial, Gastão Elias deverá descer para fora do top 150 pela primeira vez desde junho de 2014.
Quem se apurou para a segunda ronda do Estoril Open sem dificuldades de maior foi o espanhol Pablo Carreno Busta, semifinalista no Jamor em 2013. Carreno Busta cedeu apenas quatro jogos para eliminar o francês Constant Lestienne, carrasco de Frederico Gil na última ronda da fase de qualificação, por 6-3 e 6-1.