Gastão Elias de gala avança aos quartos de final em São Paulo
Gastão Elias, número dois português, escreveu esta quinta-feira mais um capítulo na história do ténis português. O jogador natural da Lourinhã, 140.º classificado do ranking mundial, vingou o desaire sofrido diante do colombiano Santiago Girado na semana passada, no Rio de Janeiro, e apurou-se no Brasil Open, em São Paulo, para os seus primeiros quartos de final de um torneio ATP World Tour fora de Portugal.
Depois de ter sido quarto-finalista nas edições de 2013 e 2014 do Portugal Open, Elias jogou algum do seu melhor ténis para afastar o número 77 da hierarquia em apenas duas partidas, por 6-4 e 6-3, em 80 minutos, num encontro em que foi o português quem dominou a maior parte das trocas de bola, apresentando um ténis incisivo e conseguindo aplicar grande profundidade nas suas pancadas.
“Acho que se não estou a jogar o melhor ténis da carreira devo estar perto. Estou a melhorar a cada dia que passa e isso é o importante”, disse Elias ao “Bola Amarela”.
Nos quartos de final do ATP 250 brasileiro, Gastão Elias, oriundo da fase de qualificação, tem pela frente o sérvio Dusan Lajovic, número 76 da tabela mundial, que eliminou em três parciais o carismático francês Benoît Paire, primeiro cabeça de série e 20.º ATP, por 6-0, 4-6 e 6-3.
“Vai ser muito complicado. É um jogador que tem grandes armas e é perigoso. No entanto, estou positivo em relação ao jogo de amanhã”, disse o português.
Elias está a disputar um quadro principal de um evento do circuito principal ATP World Tour pela terceira semana consecutiva, ultrapassando sempre a fase de qualificação. O português começou por ceder nos oitavos de final do torneio de Buenos Aires, Argentina, perante Dominic Thiem – dispondo de match point -, e posteriormente caiu perante Giraldo na ronda inaugural no Rio de Janeiro.