Gastão Elias dá a volta em grande batalha e avança no Maia Open II
Gastão Elias, número 219 do ranking mundial, entrou esta terça-feira com uma vitória dura rumo à segunda ronda do Maia Open II, quatro dias depois de ter desistido nos ‘quartos’ do Maia Open I com uma lesão no ombro direito, precisamente para preservar energias para esta segunda semana de competição.
O lourinhanense de 31 anos, a iniciar nesta quinzena a sua temporada de 2022 depois de ter estado três meses parado, recuperou de uma situação difícil para dar a volta e derrotar o ucraniano Oleksii Krutykh, 397.º ATP, por 4-6, 6-2 e 7-5, em 2h40.
Na segunda ronda, Elias tem encontro marcado com o espanhol Nikolaz Sanchez Izquierdo, 319.º ATP e que esta temporada teve um dos seus melhores resultados em Braga, ao ser semifinalista do Challenger minhoto.
Numa jornada que tem sido marcada por muitas batalhas com portugueses em campo — Gonçalo Oliveira triunfou em 3h20–, Tiago Cação (468.º ATP) fechou o ano com uma derrota desapontante diante do qualifier italiano Edoardo Lavagno, 586.º, que ainda teve de salvar um match point antes de derrotar o tenista de Peniche por 6-1, 2-6 e 7-6(6), em 1h53.