Gastão Elias cede nas 'meias' em Vicenza e vê série de vitórias interrompida
Gastão Elias, número dois português e 88.º do ranking mundial, viu interrompida ao início da tarde deste sábado uma série de oito vitórias consecutivas. O jogador natural da Lourinhã, campeão do torneio de Mestre, Itália, na semana passada, caiu nas meias-finais da prova challenger de Vicenza, igualmente disputada em solo italiano, às mãos do argentino Guido Andreozzi, 191.º ATP, por 7-5 e 6-1.
A defender o estatuto de primeiro cabeça de série do evento transalpino, Elias apresentou-se longe da sua forma habitual e foi batido em 1h29, num encontro em que, visivelmente desgastado fisicamente, chegou a estar em vantagem por 4-1 na primeira partida e acabou por quebrar o serviço do opositor em apenas uma ocasião.
Com este desaire, Gastão Elias deverá subir uma posição na hierarquia mundial provisória, até ao 87.º posto da classificação. Na próxima semana, o português está inscrito no torneio challenger de Prostejov, na República Checa, e, em caso de um bom resultado, poderá qualificar-se para os Jogos Olímpicos – o top 80 após a conclusão de Roland Garros deverá ser suficiente.
Apesar de ter cedido em singulares, Gastão Elias vai ainda disputar este sábado a final de pares, ao lado do brasileiro Fabrício Neis. A dupla de língua portuguesa discute o título com o cazaque Andrey Golubev e o croata Nikola Metkic.