Gastão Elias bate ex-número um mundial de juniores rumo aos 'oitavos' em São Paulo
Gastão Elias entrou com o pé direito no torneio de São Paulo, no Brasil, de categoria ATP 250. O número dois português e atual 98.º do ranking mundial carimbou esta segunda-feira à noite o passaporte para os oitavos de final da prova brasileira, na qual alcançou os quartos de final em 2016, sendo apenas travado pelo sérvio Dusan Lajovic.
A defrontar pela segunda semana consecutiva um jogador da casa na estreia, Elias, que no Rio de Janeiro acabou eliminado à primeira por Thiago Monteiro, deu um rumo distinto ao duelo de hoje e derrotou o convidado brasileiro Orlando Luz, ex-número um mundial de juniores e 544.º ATP, pelos parciais de 6-2 e 7-5.
Depois de ganhar os primeiros nove pontos do compromisso luso-brasileiro, Elias viu o jovem de 19 anos subir o nível de ténis exibido, particularmente na fase terminal da segunda partida. No entanto, o jogador natural da Lourinhã conseguiu mostrar-se mais sólido nos momentos importantes, principalmente no seu serviço, rubricando o triunfo ao cabo de 82 minutos.
Nos oitavos de final, Gastão Elias, que soma assim a sua primeira vitória em solo sul-americano em 2017 depois de desaires na primeira ronda em Buenos Aires e no Rio de Janeiro, tem pela frente o espanhol Albert Ramos-Vinolas, segundo cabeça de série e 24.º classificado. Este será o segundo embate entre ambos no circuito principal, depois de o espanhol ter vencido, curiosamente, na primeira ronda… do torneio de São Paulo em 2014.