Gastão Elias bate convidado local e está a um passo do quadro principal no Rio de Janeiro
Gastão Elias, número dois português e 114.º do ranking ATP, deu sequência ao bom momento trazido de Buenos Aires, onde alcançou os oitavos de final, e seguiu caminho este sábado até à segunda e última ronda do qualifying do Rio Open 2018, prova ATP 500 que na jornada de hoje já contou com a eliminação dos também portugueses Pedro Sousa e João Domingues.
A defender o estatuto de terceiro cabeça de série, Elias, a jogar o torneio brasileiro pelo terceiro ano consecutivo, derrotou na estreia o convidado local José Pereira, ex-número 232 ATP e atual 611.º da classificação, pelos parciais de 6-4 e 6-2, ao cabo de 72 minutos de embate.
Na eliminatória de acesso ao quadro principal, Gastão Elias encara o vencedor do compromisso entre o francês de 18 anos Corentin Moutet, sexto pré-designado e 140.º ATP, e o wildcard brasileiro Thiago Seyboth Wild, jovem de 17 anos colocado no 622.º posto da tabela.
Recorde-se que, neste evento, Elias saiu derrotado na primeira ronda do quadro principal tanto em 2016 (ultrapassou a fase de qualificação) como em 2017 (entrou diretamente no quadro).