Gastão Elias a um triunfo do quadro principal em São Paulo
Gastão Elias, 141.º colocado do ranking mundial, avançou este sábado para a segunda e última ronda da fase de qualificação do Brasil Open 2016, em São Paulo, com uma vitória em três partidas. Na estreia, o jogador natural da Lourinhã superou o convidado brasileiro José Pereira, 286.º da hierarquia, e venceu pelos equilibrados parciais de 3-6, 6-3 e 6-2, num duelo que se prolongou por 1h37.
A disputar uma prova do circuito principal ATP World Tour pela terceira semana consecutiva, depois de marcar presença em Buenos Aires e no Rio de Janeiro, Elias defendeu com sucesso o estatuto de sexto cabeça de série da qualificação em São Paulo num embate em que disparou três ases e ganhou 82% dos pontos disputados com o primeiro serviço.
Na ronda de acesso ao quadro principal do evento ATP 250, disputada este domingo, Gastão Elias vai medir forças com o vencedor do confronto entre o chileno Hans Podlipnik-Castillo, 201.º classificado ATP, e o brasileiro Rogério Dutra Silva, segundo pré-designado e 114.º mundial, a quem se superiorizou na fase de qualificação no Rio de Janeiro, na semana passada.
Recorde-se que, em três participações no torneio de São Paulo, o número dois português só conseguiu alcançar o quadro principal na temporada de 2014, cedendo na ronda inaugural para o espanhol Albert Ramos-Vinolas, então 86.º do mundo.