Gastão de gala é campeão em Turim e alcança inédito top 100 ATP
Título e top 100. Gastão Elias, número dois português e atual 117.º colocado do ranking mundial, alcançou este domingo à tarde um dos maiores feitos da sua carreira. O jogador natural da Lourinhã derrotou o espanhol Enrique Lopez-Perez, 300.º ATP, por 3-6, 6-4 e 6-2, e conquistou em Turim, Itália, o seu quinto título challenger da carreira, subindo igualmente ao seu melhor ranking de sempre.
Num encontro que contou com muitas oscilações de nível, devido ao vento que se fez sentir na cidade italiana, Elias, terceiro cabeça de série da prova, foi melhorando significativamente o seu jogo ao longo do embate e acabou por se superiorizar nos momentos importantes, fechando a 2h16 de duração. No capítulo estatístico, o português alinhou três ases e quebrou o serviço do opositor em cinco ocasiões.
Com este título, o primeiro desde novembro de 2015 em Guyaquil, Equador, Gastão Elias ascende 25 lugares na tabela classificativa, devendo atingir o 94.º posto da tabela mundial. O seu melhor ranking até então havia sido conseguido em 2013, ao figurar no 103.º lugar da tabela.
Após este triunfo, Gastão Elias viaja agora para Portugal para disputar o quadro principal do Millennium Estoril Open, para o qual conseguiu entrada direta. Na primeira ronda, o português defronta o francês Paul-Henri Mathieu, ex-top 15 mundial e atual 60.º ATP.