Gastão cimenta série vitoriosa rumo à final no Equador
Já são nove. Gastão Elias, número dois português e 164.º classificado do ranking mundial, somou na madrugada deste sábado a sua nona vitória consecutiva, ao carimbar acesso à final do torneio ‘challenger’ de Guayaquil, no Equador, depois de na passada semana ter conquistado o título em Lima, no Peru. O jogador natural da Lourinhã bateu hoje o argentino Guido Pella, 75.º ATP, por 6-4, 3-6 e 6-3, em mais uma batalha de 1h52.
Num encontro em que voltou a ser superior nos momentos importantes, o português de 24 anos apresentou-se em grande nível para bater um adversário que já tinha derrotado a caminho do título em Lima no passado domingo. No capítulo estatístico, Elias disparou nove ases e converteu todos os quatro pontos de break de que dispôs para alcançar o seu melhor triunfo em termos de ranking desde maio de 2014.
Na final, a sua terceira do ano e 11.ª da carreira, Gastão Elias terá pela frente o vencedor do confronto entre os argentinos Diego Schwartzman, número 77 da tabela classificativa, e Marco Trungelliti, 221.º da hierarquia ATP. Elias já perdeu para ambos os jogadores em 2015. O pupilo de Jaime Oncins cedeu para Schwartzman na prova norte-americana de Irving, em março, e para Trungelliti em Guadalupe, em abril.
Na competição de pares, Gastão Elias e o brasileiro Fabrício Neis discutem ainda hoje o acesso à final da variante frente aos argentinos Guido Andreozzi e Valentin Florez. No que diz respeito ao ranking individual, Elias figura provisoriamente no 145.º posto ATP, a sua melhor classificação desde abril.