Frederico Silva foi operado mas a recuperação deve ser curta

Frederico Silva foi operado mas a recuperação deve ser curta

Por José Morgado - janeiro 27, 2019

Frederico Silva, o único tenista português da história a ter conquistado títulos do Grand Slam — em pares juniores (US Open 2012 e Roland Garros 2013, com Kyle Edmund) — passou esta sexta-feira por mais um momento delicado na sua carreira, ao ser operado a uma hérnia inguinal, num hospital em Lisboa.

O caldense de 23 anos começou a sentir as dores nos seus últimos torneios de 2018 — em que até jogou muito bem — e esta ano não estava a conseguir treinar em condições, pelo que optou por operar. Kiko deve agora parar para recuperar durante cerca de um mês, regressando depois aos treinos possivelmente ainda durante o mês de fevereiro.

Nas redes sociais, Kiko confirmou a cirurgia. “Olá a todos! Depois da operação de ontem a uma hérnia inguinal que felizmente correu bem, agora é tempo de descansar e recuperar bem para voltar ainda mais forte! Obrigado pelo vosso apoio!”

Atualmente no 329.º posto ATP — foi prejudicado pela conversão de muitos dos seus pontos para o ranking ITF (onde é número 11!).  O seu excelente posicionamento no ranking ITF pode facilitar-lhe a entrada em quase todos os Challengers — que têm quatro lugares para essa classificação — assim que volte a competir.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt