Frederico Marques: «Tem havido muita intensidade com um dos melhores jogadores da história»
Em 2014, João Sousa deslocou-se até Monte Carlo para treinar durante uma semana com Novak Djokovic, número um do ranking mundial, em jeito de preparação para a época de 2015. Mas, este ano, o vimaranense e o seu treinador Frederico Marques decidiram juntar-se a Rafael Nadal para, até domingo, viverem, em Manacor, alguns dias recheados de treinos intensos nas instalações do maiorquino.
“Tem havido muito trabalho físico, muito boa alimentação – visto que somos nós a cozinhar a maioria dos dias – e muita intensidade no campo com um dos melhores jogadores da história”, começou por dizer, ao Bola Amarela, o treinador Frederico Marques, que tem orientado tecnicamente as sessões, acompanhado por Francis Roig, da equipa de Rafael Nadal.
“O convívio tem sido ótimo. Já conhecíamos bem o Nadal, assim como a equipa técnica. Um dos motivos pela eleição, este ano, de Maiorca – e não Monte Carlo como o ano passado – passa mesmo pela amizade que existe entre as duas equipas”, admitiu o técnico, que se mostrou satisfeito com o trabalho desenvolvido até então.
“Tem sido uma boa semana de trabalho. Uma semana de ténis, que era o que eu pretendia. Por vezes, as pré-épocas ficam muito longas e oito semanas longe dos hotéis, treinar bem ou menos bem, falar ao jantar, entre outras coisas, é demasiado”, sublinhou Marques, reforçando a importância das “rotinas”que se vão criando durante a semana.
“Já o fizemos o ano passado e voltamos este ano a realizar uma semana muito parecida à competição. As rotinas dos torneios não podem ser esquecidas durante tanto tempo. É verdade que há que descansar, mas é bom chegar ao primeiro torneio do Grand Slam do ano já com uma semana de muitos sets. As sensações são parecidas às da competição”, rematou o ex-jogador profissional.