Frederico Marques: «Achámos que era o momento de tentar ser campeão nacional absoluto»
Frederico Marques, treinador de João Sousa, também chegou à Beloura Tennis Academy, em Sintra, ao final da tarde desta segunda-feira e falou sobre as suas expectativas em relação à participação do seu pupilo no Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto. Apesar de Sousa ser o único top 200 em prova, o técnico português não valoriza o ranking neste aspeto.
“O ténis começa zero a zero. O ranking não tem nada a ver no ténis. É possível o João Sousa que está no top 60 ganhar a um top 20, top 30, como é possível um jogador que não tem ranking ganhar a um top 100. O importante é acreditar, focarmo-nos nos nossos objetivos do dia a dia, aprender, tentar estudar um bocadinho os adversários. Alguns não conheço, tenho de tentar ver se há algum vídeo no youtube e falar com pessoas que possam conhecer”, começou por dizer Marques, que não escondeu o gosto por Portugal.
“Nós adoramos Portugal, sempre que é a Taça Davis e também o Millennium Estoril Open. Adoramos estar aqui com as pessoas que tanto nos apoiam durante o ano, os familiares. Eu, quando era pequenino, tinha o sonho de ganhar o Campeonato Nacional, aos 16 anos tinha esse objetivo, e o João também ganhou isso. Quando fizemos o calendário achámos que era o momento de tentar ser campeão nacional absoluto”, referiu o treinador luso.
Recorde-se que João Sousa, primeiro cabeça de série na Beloura, está isento da ronda inaugural e encara nos oitavos de final o vencedor do confronto entre Gonçalo Falcão, ex-top 1000 ATP, e Julian Contzen.