Francisca Jorge cai na semi em Porto, mas garante entrada inédita no top 200

Francisca Jorge cai na semi em Porto, mas garante entrada inédita no top 200

Por Pedro Gonçalo Pinto - fevereiro 3, 2024

Ainda não foi desta que Francisca Jorge (207.ª do ranking WTA) conseguiu ultrapassar a espanhola Jessica Bouzas Maneiro (151.ª), ficando à porta da final do ITF W50 do Porto.  A defrontar a campeã do torneio de categoria 75 que se disputou no mesmo local na semana passada — derrotando Kika na primeira ronda –, a portuguesa caiu em dois sets apertados, com os parciais 7-5 e 6-4, sendo que até teve um set point na resposta a 5-4 no primeiro parcial.

No entanto, uma meta especial foi atingida de qualquer das formas. É que Francisca Jorge vai entrar de forma inédita no top 200 do ranking WTA, sendo que esta segunda-feira vai surgir exatamente no posto número 200 da hierarquia mundial feminina. É apenas a sexta lusa da história a consegui-lo, juntando-se a Sofia Prazeres, Frederica Piedade, Neuza Silva, Michelle Larcher de Brito e Maria João Koehler.

As contas ficaram fechadas pelo facto de Robin Montgomery não ter chegado à final do ITF W75 de Rome, nos Estados Unidos, e de a canadiana Stacey Fung não ter vencido essa competição.

Leia também:

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt