Francisca Jorge e Matilde Jorge defrontam-se de novo na final do Nacional e já são campeãs de pares
Os courts cobertos do complexo de ténis do Jamor recebem este sábado mais um episódio de uma rivalidade que promete marcar o ténis português nos próximos anos. Francisca Jorge, de 22 anos, e Matilde Jorge, de 18, vão reencontrar-se na final de singulares do Campeonato Nacional Absoluto, reeditando os duelos de 2019 e 2021, ambos ganhos pela mana mais velha, que é a pentacampeã nacional em título.
Já com Matilde na final desde ontem (não jogou as meias-finais por lesão da rival), Francisca não quis ficar atrás e despachou em dois sets e menos de uma hora a jovem Angelina Voloshchuk, campeã nacional de sub-16, com apenas 15 anos, por 6-0 e 6-1.
Kika está agora a uma vitória de alcançar o hexacampeonato, feito que lhe permitiria tornar-se apenas na terceira jogadora da história a conquistar seis títulos consecutivos, atrás dos nove de Sofia Prazeres e dos 10 de Leonor Peralta.
Entretanto, Matilde e Francisca celebraram a quarta conquista do título de campeãs nacionais absolutas de pares lado a lado… sem jogarem a final. Primeiras cabeças de série, as vimaranenses tinham encontro agendado com Lena Couto e MariaPinto, mas uma desistência da segunda, devido a uma lesão no pé esquerdo, impediu a realização da final. Francisca e Matilde só precisaram de ganhar um encontro para chegar ao título: tiver bye na primeira ronda e uma falta de comparência na segunda…