Francisca Jorge cai depois de batalha de quase três horas em Santarém
O quadro principal de singulares do Santarém Ladies Open ficou sem sobreviventes portuguesas depois de Francisca Jorge se despedir da prova. A número um nacional, número 375 do ranking WTA e na sua classificação mais alta de sempre, não resistiu a uma duríssima batalha com a britânica Alicia Barnett (665.ª), depois de quase três horas de encontro.
A vimaranense caiu com os parciais 7-6(3), 2-6 e 6-4, mas esteve muito perto de alcançar uma grande recuperação. Basta ver que reagiu muito bem na segunda partida, ao igualar o encontro com mais eficácia, antes de entrar mal no terceiro parcial, em que arrancou a perder por 3-0. Kika recuperou e chegou a fixar o 4-4, antes de perder os dois últimos jogos. No derradeiro, ainda salvou três dois match points antes de cair.
Francisca Jorge mantém-se em competição na variante de pares, ao lado irmã mais nova Matilde Jorge, sendo que uma das adversárias nos quartos-de-final será… Alicia Barnett. A outra é a também britânica Olivia Nicholls, formando a dupla 2.ª cabeça-de-série.
A jornada ficou ainda marcada pelas eliminações das portuguesas Sofia Pinto (6-0 e 6-0 com a francesa Salma Djoubri), Matilde Morais (6-1 e 6-1 frente à eslovena Ziva Falkner) e da luso-iraquina Sana Garakani (diante de Tatjana Maria por 6-0 e 6-1).