Francesca Jones contraria todos os descrentes: está no quadro principal do Australian Open

Francesca Jones contraria todos os descrentes: está no quadro principal do Australian Open

Por José Morgado - janeiro 13, 2021
francesca-jones

Francesca Jones, jovem britânica de 20 anos que era absolutamente desconhecida até há algumas semanas, é uma das grandes histórias — talvez a maior — da fase de qualificação do Australian Open 2021, que no setor feminino decorre no Dubai, Emirados Árabes Unidos.

A jovem britânica, que nasceu com uma doença rara e sem cinco dedos (dois das mãos e três dos pés), qualificou-se esta quarta-feira para o quadro principal de um torneio de Grand Slam pela primeira vez, ao arrasar completamente na ronda de acesso ao quadro a chinesa Jia-Jing Lu, número 200 do ranking WTA, por 6-0 e 6-1. Jones, 241.ª da hierarquia depois de uma segunda metade de 2020 de qualidade, nunca tinha sequer jogado o qualifying de um Grand Slam fora de Wimbledon.

Residente em Barcelona, onde treina há muitos anos, Jones já vai operada inúmeras vezes aos seus dedos e aconselhada por várias ocasiões a desistir do ténis. Em boa hora decidiu nunca abandonar…

Entre as qualificadas femininas para o quadro principal do Australian Open, há mais caras conhecidas: Sara Errani, ex-top 5 mundial, Tsvetana Pironkova e Timea Babos, por exemplo, são outros dos nomes que agarraram o bilhete no voo charter rumo a Melbourne nos próximos dias.

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.