Foi preciso esperar 21 anos para voltar a ter tantos campeões estreantes em Masters 1000

Foi preciso esperar 21 anos para voltar a ter tantos campeões estreantes em Masters 1000

Por Pedro Gonçalo Pinto - novembro 8, 2022

Holger Rune concluiu a temporada no que diz respeito a torneios Masters 1000, ao conquistar o seu primeiro da carreira. O dinamarquês de 19 anos ultrapassou Novak Djokovic para concluir um trajeto impressionante e, na verdade, alcançar algo marcante no circuito masculino.

É que Rune tornou-se no quinto campeão estreante esta época em torneios Masters 1000. Taylor Fritz ganhou o seu primeiro em Indian Wells, Carlos Alcaraz fê-lo em Miami — e depois em Madrid –, Pablo Carreño Busta em Montreal e Borna Coric em Cincinnati.

Ora, é preciso recuar a 2001 para encontrar algo semelhante, em que também houve cinco campeões inéditos de torneios Masters 1000, na altura conhecidos como Masters Series. Sinal dos tempos?

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt