Fils desolado após derrota para Alcaraz: "Estou enlouquecido com isso!"

Fils desolado após derrota para Alcaraz: “Estou enlouquecido com isso!”

Por Pedro Gonçalo Pinto - abril 11, 2025

Arthur Fils deixou escapar uma grande oportunidade de vencer Carlos Alcaraz ao ser derrotado nas quartas de final do Masters 1000 de Monte Carlo. O francês perdeu em três sets e não escondeu a decepção.

“Tive minhas chances, mas não aproveitei. As coisas mudaram rápido demais no fim do segundo set. Entre o 5-5 e o 7-5 se passaram apenas alguns minutos. Não soube lidar bem com essa situação. Ele conseguiu e mostrou por que é o campeão que é. Tenho que aprender isso com ele”, declarou.

Fils também não escondeu a frustração. “Estou enlouquecido com isso. É muito duro perder esse tipo de jogo, especialmente quando você está tão perto. Se você perde por 6-2 e 6-2, dói, mas você pensa que ainda falta muito para atingir o nível necessário. Mas hoje eu joguei muito bem. Perdi a concentração na hora errada”, acrescentou.

O francês também recusou qualquer ideia de “vitória moral” por ter ficado perto de bater o atual campeão de Roland Garros. “Sim, mas é frustrante, porque tive muitas oportunidades, estive na frente e não consegui vencer. Há pontos positivos, claro, mas também negativos. Coloquei pressão, mas ele também colocou em mim. Ele é um campeão — é por isso que a maioria desses jogos caem para o lado dele. Agora preciso conversar com minha equipe e ver o que posso melhorar para a próxima vez”, destacou.

Sem saber exatamente como se sentir neste momento, Fils avaliou o que aconteceu naquele game crucial no 5/5, em que teve 0-40 no saque de Alcaraz. “Não fui agressivo o suficiente. Poderia ter feito melhor, especialmente nos pontos de 15-40 e 30-40. Ele jogou dois pontos incríveis. Se eu quero vencer esse tipo de partida contra esse tipo de jogador, não posso esperar que eles cometam erros — porque eles não vão. No terceiro set, comecei muito bem, mas perdi a concentração nos meus games de saque, o que me custou quebras em 2-3 e 3-4. Esses dois games não foram bons”, finalizou.

Leia também:

– Alcaraz vira partida fantástica contra Fils e estreia nas semifinais de Monte Carlo
– De Minaur atropela Dimitrov com ‘bicicleta’ e avança às semifinais em Monte Carlo
– Ruud sofre virada incrível de Popyrin em Mônaco e arrisca sair do top 10

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt