Federer: «Quando se perde chances, como eu perdi, isto pode acontecer…»
Foi histórico o que se passou hoje em Estugarda. Roger Federer, que nunca havia perdido um encontro de estreia na temporada de relva desde o início da sua carreira, foi derrotado pelo seu amigo Tommy Haas na segunda ronda do torneio germânico. Na conferência de imprensa após o encontro, o suíço admitiu que tinha consciência da dificuldade do duelo.
“Não me surpreendeu o nível, já sabia que ia ser uma partida difícil. Soube-o desde o momento em que vi que o poderia defrontar. Conheço-o muito bem, já me ganhou em Halle há cinco anos e o seu estilo de jogo é muito perigoso em relva”, começa por referir Federer, que depois abordou aspetos específicos do confronto. “Moveu-se muito bem. Eu tinha o encontro controlado com um set e break acima, até que tive um pequeno deslize e ele aproveitou. É uma boa vitória para ele. Quando se perde tantas chances isto pode acontecer”.
O número 5 mundial tenta, ainda assim, olhar pelo lado positivo, apesar da deceção. “Esta derrota vai-me dar mais tempo para preparar Halle, ainda que a minha ideia fosse ficar aqui o mais possível. Na realidade não esperava isto, especialmente porque consigo sempre bons resultados nos courts de relva perto de minha casa, na Alemanha”.
Este encontro também marcou o regresso de Federer há competição, ele que já não competia desde finais de março, em relação a isso, o suíço não tem dúvidas. “É bom jogar de novo um encontro!”, refere. “Já sinto o corpo de uma maneira diferente devido a todo o cansaço acumulado depois de disputar o primeiro encontro em relva. Apesar da derrota penso que este torneio me pode preparar bem para Halle”, concluiu o heptacampeão de Wimbledon.