Federer & Nadal já estão nos 'quartos' e Zverev também depois de… despachar Wawrinka no dia de aniversário do suíço
Roger Federer e Rafael Nadal, porventura os dois principais favoritos a chegarem à final do ATP Masters 1000 de Miami, ficaram esta terça-feira um passo mais próximo desse objetivo, ao garantirem a qualificação para os quartos-de-final da edição de 2017 da prova, que se vai disputando nesta quinzena, como é habitual, em Key Biscane.
Nos seus duelos dos oitavos-de-final, nem Federer, nem Nadal estiveram particularmente inspirados: o suíço de 35 anos cometeu mais erros do que é habitual, mas conseguiu manter o registo perfeito diante do espanhol Roberto Bautista Agut, por 7-6(5) e 7-6(5). Já o espanhol, prestes a cumprir 31 anos, precisou de se aplicar no segundo set para eliminar o francês Nicolas Mahut, número um mundial de pares, por 6-4 e 7-6(4).
Nos quartos-de-final, Federer vai agora defrontar o checo Tomas Berdych, que derrotou Adrian Mannarino, ao passo que Rafael Nadal tem encontro marcado com Jack Sock, carrasco do seu jovem compatriota Jared Donaldson.
Em sentido inverso seguiu… Stan Wawrinka. O suíço, recente finalista em Indian Wells, foi derrotado de forma clara pelo jovem alemão Sascha Zverev, que aos 19 anos continua a provar que mais do que o futuro do ténis… é o presente. O helvético, que esta terça-feira celebrava 32 anos, ainda venceu o primeiro set, mas acabou derrotado por 4-6, 6-2 e 6-1.
Com a eliminação de Wawrinka sobra agora apenas um top 5 em prova no torneio de Miami: Kei Nishikori, número quatro mundial e segundo cabeça-de-série. O japonês, finalista em 2016, derrotou nos oitavos-de-final o argentino Federico Delbonis, por 6-3, 4-6 e 6-3, num encontro em que voltou a jogar longe do seu melhor nível, e vai agora defrontar Fabio Fognini, carrasco de João Sousa, no acesso às meias-finais.