This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Federer e Nadal: Os dominadores da temporada de 2017
Regressaram com estrondo ao topo do ténis mundial. Roger Federer e Rafa Nadal têm sido os grandes dominadores do circuito em 2017, ao realizarem exibições a relembrar os velhos tempos. Este domingo defrontaram-se pela 4.ª ocasião do ano em Xangai, com o suíço a levar a melhor no final, depois de uma prestação absolutamente impressionante. Com este triunfo, o tenista de 36 anos conquistou o seu 6.º título… igualando ‘El Toro’. Mas vamos por partes.
Depois de um 2016 marcado por lesões complicadas, os dois velhos rivais estão a ter um ano ao nível dos melhores de sempre. Basta recordar que Federer iniciou 2017 na 16.ª posição do ranking e Nadal no 9.º posto. Hoje ocupam os dois primeiros lugares da classificação, com o maiorquino a liderar. Ambos têm 6 títulos conquistados esta temporada – Alexander Zverev, com 5 troféus, é quem mais se aproxima -. Mas estes 6 títulos, não são uns títulos quaisquer. Ora veja:
Títulos de Roger Federer em 2017:
Australian Open
ATP 1000 de Indian Wells
ATP 1000 de Miami
ATP 500 de Halle
Wimbledon
ATP 1000 de Xangai
Títulos de Rafa Nadal em 2017:
ATP 1000 de Monte-Carlo
ATP 500 de Barcelona
ATP 1000 de Madrid
Roland Garros
US Open
ATP 500 de Pequim
São números que impressionam. Mas há mais. Pela quarta vez na história, o helvético e o espanhol conquistaram entre si todos os torneios do Grand Slam, algo que não acontecia desde… 2010. E se dúvidas existissem em relação à presença dos dois maiores tenistas da história da modalidade nas fases finais dos torneios nesta época, em simultâneo – defrontaram-se por 3 ocasiões -, é preciso recuarmos até 2008 para encontramos um ano em que Federer e Nadal se tenham encontrado tantas vezes no encontro do título (4).
De recordar que os dois tenistas estão numa luta acesa pelo número um mundial e, até ao final da temporada, têm presenças asseguradas no ATP 500 de Basileia, no ATP 1000 de Paris e no ATP Finals de Londres.
- Categorias:
- Não categorizado