Federer e Nadal avançam; Wawrinka marca passo
Muito ténis se jogou na jornada desta segunda-feira no deserto californiano, com os principais candidatos à vitória do BNP Paribas Open a não terem problemas de maior para avançar à terceira ronda do primeiro Masters 1000 da temporada. Roger Federer derrotou Diego Schartzman, pelos parciais de 6-4 e 6-3, para marcar encontro com o único jogador que o derrotou esta temporada, o italiano Andreas Seppi (d. Viktor Hanescu por duplo 6-4).
Com recurso aos mesmos parciais passou Rafael Nadal à próxima ronda, confirmando de forma firme o seu regresso ao piso rápido. O número três mundial derrotou o holandês Igor Sijsling e tem como próximo adversário o norte-americano Donald Young (d. Jeremy Chardy por 6-4 e 6-2).
“Pendo que joguei um encontro sólido para uma primeira ronda. Não fiz muitos erros, ganhei uma boa percentagem de pontos com o meu serviço. Os movimentos são muito importantes para mim e consegui mover-me um pouco melhor esta noite do que estava a fazer há um mês”, disse Nadal.
No capítulo dos triunfos, destaque ainda para a forma autoritária como Tomas Berdych se comportou em court, frente ao ucraniano Sergyi Stakhovsky, afastando-o da competição norte-americana pelos parciais de 6-1 e 6-4. Tarefa bem diferente teve Grigor Dimitrov, que precisou de mover montanhas para eliminar o jogador sensação do Millennium Estoril Open 2015, Nick Kyrgios, por 7-6(2), 3-6 e 7-6(4).
Mas vamos a surpresas. Stanislas Wawrinka, sétimo cabeça-de-série, revelou-se incapaz de impor o seu favoritismo e cedeu para o 104.º classificado do ranking mundial, Robin Haase, por 6-3, 3-6 e 6-3. O suíço chegou a Indian Wells com 15 triunfos, dois títulos incluídos, mas alinhou 37 erros diretos, facilitando a vida ao holandês, que esta temporada conta já com sete derrotas em rondas inaugurais.
Restantes resultados da jornada:
Milos Raonic d. Simone Bolelli – 6-3 e 6-4
Tommy Robredo d. Andrey Golubev – 6-4, 6-7(5) e 6-4
Jack Sock d. Gille Muller – 3-6, 6-3 e 7-6(7)
Alexandr Dolgopolov d. Santiago Giraldo – 6-1 7-6(4)
Steve Johnson d. Ivo Karolovic – 6-3, 7-6(5)
Gilles Simon d. Malek Jaziri – 6-3, 4-6 e 6-2
Michael Berrer d. Richard Gasquet – 7-6(6) 4-6 e 3-1
Lukas Rosol d. Martin Klizan – 4-6, 6-0 e 6-3