Ex-prodígio chinês sobe mais de 1600 lugares no ranking em três meses

Ex-prodígio chinês sobe mais de 1600 lugares no ranking em três meses

Por José Morgado - julho 25, 2022
wu

Yibing Wu, chinês de 22 anos que em 2017 acabou a temporada como número um mundial de juniores depois de ter vencido o US Open, parecia ser mais um dos talentos perdidos na transição dos juniores para o profissionalismo, mas nos últimos meses tem mostrado intenções de contar uma história diferente. É que em menos de três meses, Wu saltou do 1752.º posto do ranking ATP… para dentro do top 200 (174.º), tornando-se mesmo no novo número um chinês.

Radicado nos Estados Unidos, o ex-líder mundial de sub-18 desatou a ganhar títulos nos últimos meses com reflexos claros no seu ranking. Primeiro triunfou no ITF M25 de Orange Park, antes de passar para os Challengers, ganhando em Orlando e, nas últimas duas semanas, em Roma e Indianápolis. Neste último, salvou seis match points na final antes de bater Kovacevic por incríveis 6-7(10), 7-6(13) e 6-3, em mais de três horas de batalha.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/ATPChallenger/status/1551510448142516224

“É uma vitória muito especial para mim. Chorei que nem um bebé no final do encontro. Foi um encontro muito duro mentalmente, especialmente nos tie-breaks”, reconheceu após o encontro em declarações ao site do ATP.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com