Eslovenos dão favoritismo a Portugal mas querem surpreender
É com pragmatismo que Blaz Trupej, capitão da Eslovénia, encara o confronto do play-off de manutenção no Grupo I com Portugal. Esta tarde, na conferência de imprensa de antevisão à eliminatória, o antigo jogador de 44 anos deu claro favoritismo à seleção nacional, baseando-se em dois critérios que diz favorecerem a seleção das quinas.
“Pelo ranking e pela experiência dos jogadores, diria que [o favoritismo] é 80/20”, disse Trupej, antes de relembrar o confronto entre as duas seleções em 2014, em território esloveno, com a vitória a sorrir aos jogadores da casa. “Vai ser uma história completamente diferente, vamos fazer de tudo para conseguir uma grande, grande surpresa e vencer aqui. No domingo veremos como correu”.
Quanto às condições encontradas no Clube de Ténis de Viana do Castelo, o capitão esloveno diz ter encontrado mais humidade do que estava à espera, sendo que o court está tão lento como esperava. Sem poder contar com os dois melhores jogadores do seu país, Trupej diz ter jogar com os trunfos que tem. “Não temos os nossos dois melhores jogadores, mas temos o jogador que queríamos”.
E esse jogador é Grega Zemlja, antigo top-50 e atual número 158.º mundial, que garante que o grupo vai chegar a sexta-feira a cem por cento. “Vamos lutar por cada ponto, por cada jogo e por cada set. Espero que o resultado caia para o nosso lado”, ainda que “Portugal seja, naturalmente, o grande favorito para este confronto”.
Sobre o primeiro confronto entre Portugal e a Eslovénia, em 2005, no Estoril, Zemlja diz ter sido há demasiado tempo para se recordar dele com exactidão, mas garante ter sido “uma boa eliminatória”, apesar da derrota. “Cada confronto é especial. Representamos o nosso país e é um prazer estar na equipa e ser convocado. Estou bem preparado. Tive algumas complicações esta manhã, mas não são um problema. Fisicamente sinto-me muito bem”, concluiu o esloveno de 29 anos.
O terceiro confronto entre Portugal e a Eslovénia na história da Taça Davis (o confronto direto está 1-1) acontece de 16 a 18 de setembro no Clube de Ténis de Viana do Castelo.